21/11/2024
Reabilitação junto a um fonoaudiólogo
O acompanhamento multidisciplinar já é recomendado antes da cirurgia de Implante Coclear. No entanto, após a inserção do implante coclear é essencial que o paciente passe pela reabilitação junto a um fonoaudiólogo.
Essa reabilitação deve ter início logo após a ativação do processador de fala, geralmente uma ou duas vezes por semana. Ela possui estratégias que podem variar de acordo com a idade do paciente.
✔️Em crianças, a habilitação (ou reabilitação) é feita com foco no desenvolvimento das habilidades auditivas (detecção, identificação e reconhecimento dos sons ambientais e de fala) de forma lúdica, com incentivo para que os pais e familiares também estimulem o paciente a explorar a linguagem no dia a dia.
✔️Se o paciente for um adulto, os métodos são definidos de acordo com a evolução do paciente. Verificamos inicialmente o desempenho em relação às habilidades auditivas, que poderão ser resgatadas com o uso efetivo do implante coclear. Deve existir a volta da detecção e identificação dos sons, evoluindo até que esteja apto a reconhecer a fala. Assim, terá sua comunicação oral reabilitada, além da melhora na articulação e pronúncia da fala.
✔️A reabilitação com fonoaudióloga especializada é um trabalho muito importante, complexo e deve ser um compromisso firmado pelo paciente e por seus familiares para que o implante coclear, de fato, gere o efeito esperado.
✔️Nós realizamos esta reabilitação para implante coclear aqui na clínica CPO com a nossa fonoaudióloga, Fabiana Deschk. Sabemos que o implante transforma os sons acústicos (que ouvimos normalmente) em pulsos elétricos e possibilita que estes estímulos sejam levados até o cérebro, onde são interpretados como sons pelo córtex auditivo. Não é um estímulo natural e é por isso que o paciente precisa de terapia, treinamento e reabilitação auditiva e de linguagem com um profissional especializado na área.