21/11/2024
Para lembrar o Dia Internacional da Mulher que será comemorado na próxima sexta-feira, 8 de março, precisamos lembrar da saúde mental feminina e seus desafios.
Afinal, o crescimento dos casos de doenças psiquiátricas é uma das maiores preocupações da saúde pública não somente no Brasil, mas em caráter global. Essa questão é bastante desafiadora, considerando a realidade do suicídio entre mulheres. No Brasil, a taxa de mortalidade é de quase três óbitos para cada 100 mil mulheres.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Saúde Mental pode ser considerada um estado de bem-estar vivenciado por um indivíduo, o que possibilita o desenvolvimento de capacidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir para a comunidade.
Dicas e cuidados com a saúde mental feminina
Mantenha-se ativo
Exercitar-se não só ajuda a manter o corpo em forma, mas também aumenta a produção de endorfinas, o que ajuda a melhorar o humor e a saúde em geral.
Durma bem
O sono reconfortante faz todas as diferenças para a saúde. Dormir o suficiente é fundamental para manter a saúde mental e física. Procure dormir entre 7 e 9 horas por noite.
Técnicas práticas de relaxamento
Pratique meditação ou yoga ou mesmo caminhada. Essas práticas ajudam a enganar a mente e a reduzir o estresse.
Alimente-se bem
Uma dieta equilibrada, adequada ao seu biótipo e estilo de vida e saudável ajuda a manter o corpo e a mente em ordem.
Dedique tempo para si
Faça coisas de que você gosta. Seja pintar, ler, ouvir música ou sair com amigos. Prática de atividade física regular. Além disso, seja gentil consigo mesmo e não se cobre demais.
Não guarde para si seus medos e anseios
Busque a ajuda de um profissional da saúde mental. Converse com alguém. Falar sobre seus problemas ou preocupações com alguém de confiança pode ajudar a aliviar o estresse. Não hesite em procurar ajuda profissional especializada se estiver sentindo sobrecarregada ou desesperada.
Assista abaixo e compartilhe o vídeo da nossa psicóloga Mylene Laidane com outras dicas e orientações. Inscreva-se em nosso canal do youtube e saiba mais sobre a importância do atendimento profissional especializado quando o tema é saúde mental.