03/12/2024
A cor roxa foi escolhida no mês de fevereiro para a conscientização do Mal de Alzheimer. A campanha Fevereiro Roxo também vem para conscientizar as pessoas sobre lúpus e fibromialgia, que são doenças diferentes, mas que apresentam dois pontos em comum: são doenças crônicas e incuráveis. Invista na prevenção.
Atenção, se estas doenças forem identificadas ainda na fase inicial, seus sintomas podem ser controlados ou retardados, oferecendo melhor qualidade de vida aos pacientes acometidos por estas patologias.
SOBRE O ALZHEIMER
A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária. O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).
LÚPUS
De acordo com o Ministério da Saúde, o Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. Em pessoas com lúpus, o sistema imunológico do corpo, projetado para combater substâncias estranhas, torna-se hiperativo, formando anticorpos que atacam tecidos e órgãos saudáveis.
FIBROMIALGIA
De acordo com o Ministério da Saúde, a fibromialgia é uma síndrome, de caráter crônico e etiologia desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética que afeta várias áreas do corpo. Em função da inexistência de alterações orgânicas, a presença de fatores psicológicos como estresse, ansiedade, depressão, inassertividade e crenças irracionais parecem influenciar seu início e manutenção. Existem controvérsias quanto à etiologia desta doença e levanta-se a necessidade da realização de novos trabalhos verificando o tipo de intervenção mais eficaz.
Mantenha suas consultas em dia e previna-se!