Dia Mundial do Sono: e você, como tem dormido?

21/11/2024

Segundo a Sociedade Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia, condição marcada pela dificuldade em adormecer ou manter o sono durante o período de repouso. 

Nós sabemos que dormir bem melhora o humor e a concentração, além de fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças cardiovasculares e metabólicas. 

E tem mais, a restrição de sono (menos que seis horas por noite) reflete mudanças na composição do índice de Massa Corporal – IMC e nos índices glicêmicos, potencializando doenças metabólicas como obesidade e diabetes tipo 2. Dormir mal pode engordar.

Apneia do sono
Pesquisas demonstram que pessoas que vivem com apneia do sono – condição em que a respiração é interrompida por alguns segundos no meio da noite – estão mais suscetíveis a problemas relacionados ao cérebro, como derrame, doença de Alzheimer e declínio cognitivo. 

O sono deve ser encarado como um compromisso. 
Quem dorme mal pode se mostrar mais irritado, estressado e com menor capacidade de concentração durante o dia, o que vai incidir diretamente na memória. A falta de um sono de qualidade gera alterações de humor e causa irritação.

Qual profissional trata distúrbios do sono?
Se você já acorda cansado, desperta várias vezes na noite, tem insônia ou outras alterações no sono, a orientação é procurar o médico habilitado nesta área, como o otorrinolaringologista, que irá avaliar o que está acontecendo e realizar exames específicos para determinar o tratamento adequado.

Polissonografia
Um dos exames indicados é a polissonografia que nós realizamos aqui na CPO.
A polissonografia é um exame que auxilia no diagnóstico dos distúrbios do sono. Para quem sofre com a apneia, por exemplo. O tratamento é multidisciplinar: inclui a mudança nos hábitos de vida como emagrecimento, parar de fumar e o início da prática de atividades físicas, a busca de uma melhor qualidade de vida.

Otorrinolaringologia

O médico otorrinolaringologista irá individualizar o tratamento caso a caso. Para alguns, o tratamento cirúrgico pode ser uma opção e em outros pode-se utilizar a fonoterapia, os aparelhos que prevines a obstrução da garganta durante o sono, ajudando o paciente a dormir melhor.
 

Entre em contato

Nos contate diretamente pelo WhatsApp

Clique para ser redirecionado
Whatsapp

Nos contate diretamente pelo WhatsApp

Clique para ser redirecionado

Ou, preencha o formulário abaixo pra que entremos em contato com você:

Termos de uso

Fique tranquilo! Logo te retornaremos :)