21/11/2024
Só quem sofre com as alergias típicas do outono sabe que quando chega essa época do ano os cuidados devem ser redobrados. Espirros e obstrução nasal passam a ser mais frequentes no outono e pode ser desesperador se você não tiver a orientação de um especialista.
Para te orientar da melhor forma a nossa médica otorrinolaringologista, Dra. Jaqueline Tanaka separou algumas dicas importantes:
*Primeiro manter em dia a consulta com a sua otorrino de confiança;
*Manter o ambiente da sua casa e trabalho limpo e arejado, troque as roupas de cama toda semana e deixe o sol entrar nos quartos e demais cômodos;
*Evite aglomerações o que ajuda bastante na prevenção dessas doenças, lave as mãos com frequência;
*Mantenha a vacinação anual em dia;
*Não fume e mantenha uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e carnes magras, beba água na quantidade ideal indicada pela sua médica.
Quais Doenças mais comuns no outono?
Dentre as doenças mais comuns das vias aéreas superiores durante o outono estão: gripe, resfriado, laringite, rinite e sinusite.
>> Resfriado comum:
Os sintomas são brandos, tais como tosse, congestão nasal, coriza, dores no corpo, dor de garganta leve, febre baixa e espirros. Dura de 2 a 4 dias e normalmente é autolimitada.
>> Gripe: Os sintomas iniciam-se entre 2 a 3 dias após o contato e duram, em média, uma semana. Também é uma infecção autolimitada, porém mais sintomática que o resfriado.
>> Rinite: Os sintomas são: nariz escorrendo, obstrução nasal, espirros, prurido nasal/ ocular/ faríngeo/ otológico.
>> Sinusite:
Os sintomas típicos da sinusite são: dor e pressão facial, dor de cabeça, febre alta, obstrução nasal, secreção nasal purulenta, tosse, halitose e até mesmo tontura.
>> Laringite: Não é um quadro altamente doloroso, mas provoca tosse seca constante e grave rouquidão, podendo ocasionar perda temporária da voz.
✔️Atenção, não se automedique!
Em caso de apresentar algum destes sintomas a dica é procurar um médico especialista.
✔️Procure uma otorrinolaringologista, como a Dra Jaqueline Tanaka da Clínica CPO e que poderá avaliar corretamente o problema e orientar sobre o melhor tratamento.
Se você quer saber mais sobre estas doenças típicas do outono agende a suaa consulta com a nossa equipe.